04 abril de 2013 Macau: Secretária de Saúde presta contas dos primeiros 15 dias de gestão

Nos primeiros 15 dias da sua gestão, a nova Secretária de Saúde Denise Maria Aragão Melo, em conjunto com o Prefeito Kerginaldo Pinto, vem trabalhando para avançar na política pública de saúde, através do trabalho intenso para otimização da gestão e maximização dos resultados, tornando prioritária a satisfação do cidadão.

Nesse primeiro momento, uma nova concepção de administração de saúde foi implantada, priorizando o acolhimento e a humanização do atendimento a clientela do SUS. A Secretária de Saúde instituiu como dever o atendimento de qualidade, para isso, os profissionais de recepção, que fazem o primeiro contato com o cliente, estão sendo orientadas a acolher o cidadão com presteza e simpatia.

Já foram realizadas reuniões com as equipes de saúde e com os diretores das unidades de saúde, estipulando metas e resultados a serem alcançados. Em poucos dias de Gestão, a Secretaria de Saúde já conseguiu com o Ministério da Saúde, 10 detectores fetais para todas as equipes de saúde da família, o que irá proporcionar uma maior qualidade no pré-natal.

Novos projetos:

Denise Aragão

A Secretaria de Saúde aderiu ao Programa Viver Sem Limites, que proporcionará atendimento exclusivo aos portadores de  necessidades especiais. O município também aderiu ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), numa atitude audaciosa todas as unidades de saúde da família serão avaliadas pelo Ministério da Saúde. O PMAQ será estendido ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

O Programa Saúde na Escola será universalizado para todas as escolas, creches e pré-escolas municipais e estaduais. O NASF será ampliado com um leque maior de profissionais de saúde para dá apoio as equipes de saúde da família. O Programa Melhor em Casa, para o cuidado e assistência domiciliar a pacientes com dificuldades de locomoção, doenças crônicas, acamados e outras doenças degenerativas e afins é outra novidade que será implantada ainda este semestre.

A assistência bucal nos fins de semana será implantada com os serviços da unidade móvel que ficará dando suporte no Pronto Socorro Alfredo Teixeira. A ampliação do programa de prótese vai atender uma demanda com no mínimo cinqüenta próteses mensalmente

Fim das filas:

Saúde

A Secretaria de Saúde está se organizando para erradicar as terríveis filas que assolam o SUS. Os pacientes terão seus exames e consultas agendadas nas unidades de saúde da área onde residem. Somente exames e consultas especializadas para a cidade de Natal continuarão sendo marcadas na Secretaria de Saúde.

A informatização das unidades de saúde e a capacitação dos recursos humanos são também prioridades para a nova gestora da saúde, bem como, a regularização da concessão de medicamentos de uso contínuo.

Transparência e controle social

A Transparência e o Controle Social também estão sendo pontos defendidos pela nova gestora como prioritários, para ratificar isso, Macau foi uma das primeiras cidades do Rio Grande do Norte a encaminhar ao Conselho Municipal de Saúde de Macau, o Relatório Anual de Gestão de 2012, com a prestação de contas e atividades realizadas no ano anterior, que posteriormente será encaminhada a Câmara de Vereadores de Macau.

O Controle Social também está sendo fortalecido, com a estruturação da sala do Conselho de Saúde, que a partir de agora conta com computadores conectados a internet. O Conselho de Saúde passará por nova eleição para o biênio 2013-2015, com a seleção de entidades e novos representantes.

A secretária Denise Aragão também instituiu a Comissão Intergestores Municipais, que tem como objetivo reuniões periódicas com os diretores das unidades de saúde, estabelecendo uma Câmara Técnica de Avaliação e Monitoramento das atividades, ações e informações em saúde e processo de interação e diálogo entre as unidades de saúde, que poderão compartilhar experiências objetivando aprimorar o Sistema de Saúde.

Academias da Melhor Idade

Academia

As Academias da Melhor Idade vão ganhar o auxilio de profissionais de educação física para realizar atividades corporais e físicas diariamente, nas comunidades rurais e na zona urbana.

Reestruturação

Segundo informou a nova secretária de saúde, está sendo realizado um cadastramento de todos os profissionais de saúde e de apoio administrativo, para identificar a força de trabalho da Secretaria de Saúde, que ao final será elaborando um perfil dos recursos humanos da pasta. Serão implantados ainda sistemas de controle de estoque de materiais, insumos e medicamentos e também programas de racionalização de recursos.

Nesse início de gestão, Denise Aragão já instituiu o programa funcionário do mês, de cada estabelecimento de saúde, visando à valorização e motivação dos colaboradores. Haverá a uniformização de todos os trabalhadores da saúde. A formalização dos contratos dos prestadores de serviço está em fase de iniciação, estabelecendo regras claras e concisas na contratação de pessoas físicas e jurídicas.

A Secretária de Saúde também instituiu uma equipe técnica que vem trabalhando na reestruturação das Gerências e Coordenações de Saúde, visando a organização dos serviços e o melhor gerenciamento das ações. O Cartão do SUS passou pelo processo de reestruturação e agora é disponibilizado na hora. Já foi iniciado o processo de atualização e recadastramento de todos os programas de saúde: HIPERDIA, SISPRENATAL, SIAB, CNES, dentre outros.

Segundo informou a secretária, será criado um programa de desenvolvimento humano para os colaboradores do município, com ações e serviços de saúde que visem a promoção da saúde do trabalhador, apoio de serviço social, assistência médica e odontológica, dentre outras especialidades, visando fomentar uma cultura de prevenção de doenças e redução de agravos.

Campanhas

Outra prioridade é a educação em saúde e campanhas de mobilização, em breve serão lançadas campanhas de combate ao mosquito da dengue, vacinação contra influenza e a disseminação de informações sobre saúde nas escolas, associações, sindicatos. “Vem muitos mais por aí, o prefeito Kerginaldo Pinto está engajado nesse projeto de melhoria da saúde municipal, com novos investimentos, focados na ampliação da Rede de Assistência em Saúde e a efetividades as ações e serviços de saúde oferecidos a nossa população”, disse otimista a Secretária de Saúde, Denise Aragão ao concluir o seu balanço.

AsseCom – PMM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.