21 outubro de 2013 Notícias do Governo do RN

Empresa norte-americana de fertilizantes define detalhes para instalação no RN

Reunião Fot Ivanizio Ramos5

A governadora Rosalba Ciarlini recebeu na tarde de sexta-feira, 18, na Governadoria, representantes da World Grow International Corp, empresa nova-iorquina que pleiteia a instalação da primeira fábrica no Brasil. O Rio Grande do Norte saiu na frente em função da logística de exportação e pela proximidade com os maiores centros comerciais como a Europa e América do Norte.

No encontro, que teve a participação dos secretários do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, do adjunto da Agricultura, Tarcísio Bezerra Dantas, e de Relações Instrucionais, Esdras Alves, e do diretor presidente da Emparn, José Geraldo Medeiros da Silva, a Governadora Rosalba Ciarlini detalhou as políticas de incentivos fiscais do RN para novas empresas, tais como redução das tarifas incidentes sobre o gás natural e redução de 75% do ICMS.

A companhia, que atua desde 2011 em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), já realizou testes com fertilizantes em plantações de melão e o resultado obtido foi aumento da produção em 120%. No cultivo de melancia não foram identificados descartes.

Fotos: Ivanízio Ramos

Famílias da zona rural de Bodó recebem do Governo do Estado títulos de posse de terra

Entrega de Títulos de Terra em Bosó_Demis Roussos

O Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio a Reforma Agrária (Seara,) entregou em Bodó 100 títulos de terra na modalidade doação. Isso significa que os agricultores receberam do Estado o título de posse com georreferenciamento da planta, memorial descritivo da terra e já com registro em cartório.

“Quem tem água, tem tudo, e com esse título, finalmente, vou poder cavar e equipar o meu poço”, comemora José Segundo de Farias, morador da zona rural do município de Bodó, na região do Seridó. Aos 44 anos, o agricultor conta que passou toda a sua vida trabalhando na plantação – mandioca, milho e feijão – mas sem a documentação de posse de sua terra nunca pôde conseguir empréstimos ou créditos fundiários. Por isso, apenas sonhava com a existência do reservatório.

A entrega dos títulos de terra tem o objetivo de legalizar a permanência do agricultor em propriedades irregulares. A ação abre portas para que o agricultor e sua família tenham condições de acessar programas de crédito rural, além de dar segurança jurídica, por meio da escritura pública da terra.

Segundo a chefe do Executivo Estadual, a documentação representa muito mais do que uma questão de legalidade ou segurança jurídica. “Estes títulos de terra significam desenvolvimento, crescimento em produção e novas oportunidades às famílias”.

Rosalba Ciarlini aproveitou o momento para falar sobre a rede de ações que estão sendo realizadas em todo o Estado com o objetivo de minimizar os efeitos da seca. “Nós vamos provar que é possível conviver com a estiagem e ainda produzir. Estamos unindo forças, contando com a ajuda de todos para que os municípios recebam os programas estruturantes do Governo do Estado, como a construção de mais de 17 mil poços, cisternas, barragens subterrâneas – só para essa região do Seridó está prevista a construção de mais 500 -, além de adutoras e a nossa grande conquista que é a Barragem de Oiticica”.

DER apresenta projetos para o RN Sustentável

RN Sustentavel_Demis Roussos (2)

Uma equipe técnica do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) apresentou à governadora Rosalba Ciarlini diversas propostas do órgão para o projeto RN Sustentável. A apresentação aconteceu nesta quinta-feira (17), no prédio da Governadoria, em Natal, e foi acompanhada pelo diretor da instituição, Demétrio Torres.

O grupo expôs um projeto para restauração e pavimentação de 90 km de estradas do Estado, dividido em duas etapas: a primeira corresponde a um trecho entre os municípios de São Bento a Macau e o segundo de Macau a Porto do Mangue. Os serviços irão impulsionar o desenvolvimento das atividades econômicas dessa região, como a geração de energia eólica, a produção salineira e a carcinicultura.

O projeto passou por estudos econômicos, ambientais e sociais, exigência feita pelo Banco Mundial, financiador do RN Sustentável. O objetivo é melhorar o nível das estradas, adequando as existentes aos padrões de segurança e construir as novas seguindo os mesmos padrões. Ao todo, 53 km serão restaurados e 33 km vão passar por pavimentação completa. Os investimentos somam 72 milhões de reais.

A expectativa do Governo do Estado com o RN Sustentável é reduzir as desigualdades regionais do RN e aperfeiçoar suas potencialidades. A próxima reunião está marcada para a próxima segunda-feira, 21, quando Rosalba Ciarlini recebe técnicos da secretária de Estado de Turismo (SETUR). Encontros semelhantes já aconteceram com as secretarias de Saúde e Educação.

Sobre o programa RN Sustentavel

O RN Sustentável é uma ação estruturante, que pretende otimizar o cenário socioeconômico do Estado, corrigindo desequilíbrios regionais históricos, pulverizando os polos geradores de emprego e renda. Foi concebido a partir de um criterioso diagnóstico, de modo que suas ações possam promover efetivamente um desenvolvimento mais equilibrado entre as várias regiões.

Os operadores do Programa serão as secretarias de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH), da Educação e da Cultura (SEEC), da Saúde (SESAP), da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), do Turismo (SETUR), do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), da Segurança Pública e da Defesa Social (SESEP) e o Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

Câncer de Mama é tema de palestra para servidores do Gabinete Civil

Palestra Câncer de mama_Demis Roussos (1)

A Comissão de Gestão Ambiental e Qualidade de Vida do Gabinete Civil realizou, no final da manhã de quinta-feira (17), no auditório da Governadoria, uma palestra de prevenção sobre o Câncer de Mama.  O evento, oferecido a todos os servidores do prédio da Governadoria, faz parte das atividades do Outubro Rosa, campanha realizada anualmente para combater os altos índices desse tipo de câncer.

A Governadora Rosalba Ciarlini esteve presente na ocasião e ressaltou a importância do tratamento precoce. “Nós temos que nos cuidar, aprender a detectar precocemente qualquer sintoma do câncer do mama. Iniciativa como essa serve para que fiquemos mais informadas e preparadas para analisar e observar o nosso corpo”.

A Chefe do Executivo Potiguar aproveitou a ocasião para lembrar dos investimentos que já foram feitos no setor oncológico.  “Estamos empenhados em ampliar ainda mais a rede de tratamento do câncer. Hoje temos um acelerador linear disponível na rede pública de saúde, um equipamento que só existe em hospitais privados. Equipamos o Hospital do Câncer de Mossoró, que agora também oferece à população tratamentos de quimioterapia. Isso significa uma diminuição imensa do tempo de espera dos pacientes. O Programa RN Sustentável também prevê investimentos nessa área. Queremos construir outros Centros de Referência de tratamento oncológico em outras cidades do RN

 Fonte: INCA/Fotos: Demis Roussos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.