11 agosto de 2015 MACAU: Secretária de Saúde esclarece sobre cotas de consultas médicas na capital

Segundo informou a Secretária Municipal de Saúde de Macau, Elisabete Carrasco, sobre matéria postada no Blog ÉFrancisco Gomes, cujo título: “Secretaria de saúde age com irresponsabilidade com usuários de seus serviços”, o caso ao qual se refere a refere a reportagem deve se reportar especificamente as consultas da Liga contra o Câncer.

De acordo com a Secretária, o convênio da Secretaria Municipal de Saúde com Liga é através de uma Programação Compactuada Integrada-PPI com a Secretaria de Saúde do Município do Natal, na qual, a cidade de Macau já tem seus recursos garantidos para essa finalidade.

No entanto, segundo Elisabete, a Prefeitura de Macau chegou a disponibilizar inclusive mais recursos junto a Secretaria de Saúde de Natal para esse fim, mas até o momento não houve uma ampliação do número de consultas prejudicando os usuários, tendo em vista o município tem em média 100 pacientes em tratamento oncológico cadastrado para tratamento na Liga.

Ainda em relação a matéria postado no Blog, a secretária de saúde esclarece que as consultas agendadas realmente precisam do carimbo da secretaria, no entanto, a autorização muitas não chega a se atendida e os casos não são levados ao conhecimento da secretária, isso em relação aos procedimento na Liga.

“Atualmente eu mesma estou carimbando e autorizando para evitar esse tipo de constrangimento, inclusive já procurei pessoalmente o secretário de Saúde de Natal, doutor Luiz Roberto, que já se pronunciou na reunião do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde e informou que a situação da Liga é um fator preocupante para todos os municípios do Rio Grande do Norte”, esclareceu.

Segundo Elisabete: “Está tudo legal, não há dívidas do município de Macau com a Liga, nem com a Secretaria de Saúde de Natal. Infelizmente a demanda aumentou e a porta de entrada de pacientes pela Liga não comporta, com isso a maioria dos municípios estão sendo penalizados”, explicou.

“Marcação de consultas, somente via sistema”

Outro questionamento da matéria foi em relação ao agendamento e a autorização de consultas. A Secretária Elisabete Carrasco explica que desconhece que esteja havendo “má fé de alguns funcionários”, mas vai apurar os casos que chegarem ao seu conhecimento.

“As consultas são marcadas através de um sistema informatizado de regulação, no qual o município pactuou com Natal o atendimento em unidades como o Hospital Onofre Lopes, Liga contra o Câncer e Hospital Infantil Varela Santiago, entre outros”, explica a secretária.  Elisabete informou ainda que o deslocamento do paciente até Natal acontece somente mediante a emissão de uma guia autorizada pelo referido sistema.

“O problema da Liga é de conhecimento nosso como já expus aqui, mas estamos direcionando alguns casos para o Hospital Onofre Lopes que está disponibilizando uma porta de entrada para oncologia, nos demais casos, os usuários que sofrerem ‘humilhação’ como denunciou o Blog podem procurar a secretaria para a gente tomar as providências cabíveis”, finalizou.

ElisabeteCarrascofoto

Secretária Elisabete Carrasco esclarece fatos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.