31 março de 2025 Guamaré: Gestão Hélio será referência em atendimento de pessoas com autismo e suas famílias
Com a finalidade de fortalecer as redes municipais de educação, saúde, assistência social, esporte e lazer no atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, a Prefeitura de Guamaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, prepara-se para aprimorar ainda mais o programa TEAancorando.
O Núcleo do Desenvolvimento Infantil TEAncorando é um marco na construção de uma política pública essencial para o município de Guamaré, consolidando o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento e a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Criado em resposta ao aumento expressivo de casos de TEA na região, o TEAncorando foi lançado durante a Semana do Bebê de 2022, na gestão do então prefeito Arthur Teixeira, com o objetivo de garantir a identificação precoce, intervenção qualificada e inclusão efetiva das crianças autistas em Guamaré, tornando-se referência na abordagem multidisciplinar do autismo e garantindo o acesso a serviços especializados e humanizados em toda a região.
O TEAncorando busca envolver escolas, postos de saúde, centros de atendimento e comunidade, atuando de forma integrada. O objetivo é realizar um trabalho em rede, sendo o serviço destinado ao atendimento da população Autista. “A ideia do programa é que haja auxílio e melhoria da condição de vida dessas pessoas”, explica a diretora MSc. Renata Ferraz, analista do comportamento, fonoaudióloga, pedagoga e neuropsicopedagoga, com vasta experiência na área. Ela destaca que o projeto é uma das prioridades para o prefeito Hélio Willamy.
“O primeiro passo já foi dado, agora partimos para expansão da equipe multiprofissional e inclusão de novas especialidades, como fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, psicomotricidade, terapia ocupacional e psiquiatria infantil ou neuropediatria, garantindo um suporte mais abrangente às crianças com TEA em um novo espaço”, revelou Renata Ferraz, informando que o novo espaço para acolher esse público deverá ser entregue pela prefeitura no mês de abril, durante as atividades do Mês da Conscientização do Autismo.
TEA
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) reúne desordens do neurodesenvolvimento que começam na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. As manifestações clínicas do TEA podem variar amplamente em intensidade e apresentação, indo desde casos mais leves, nos quais as capacidades sociais e comunicativas estão relativamente preservadas, até situações mais graves, marcadas por prejuízos significativos na comunicação e na capacidade adaptativa.
Redação – Jornal da Cidade
Deixe um comentário