27 agosto de 2022 Guamaré: Concurso cultural celebra os 417 anos de Colonização Portuguesa

A Prefeitura de Guamaré e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu na noite de quarta-feira (24), no Centro de Convenções, a 4ª edição do Concurso Cultural em alusão aos 417 da Colonização Portuguesa em Guamaré: Uma história escrita a várias mãos.  O evento contou com a presença ilustre da pesquisadora, escritora e historiadora guamareense Jandir Candeias, cujas pesquisas são os principais registros da história do município.

O prefeito Arthur Teixeira, destacou a importância de preservar a história do município e pediu para que todos aplaudissem Guamaré de pé. “Parabéns ao povo de Guamaré. Não tenho palavras para expressar o quanto estou feliz por estar aqui hoje. Esse evento é uma celebração da nossa história que escrita todos os dias por cada um de nós”, declarou o prefeito.

O concurso foi realizado com os estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos. Dez escolas municipais participaram do concurso, com o total de 37 alunos finalistas. As categorias foram: Desenho, Paródia, Poema, Foto Amadora, Documentário e Literatura de Cordel. As escolas participantes, também receberam premiação por maior número de alunos vencedores.  Os vencedores de cada categoria receberam Smartphone (1º lugar), bicicleta (2º lugar) e fone de ouvido (3º lugar) e as escolas campeãs foram premiadas com uma Smart TV.

“Guamaré é reconhecida como um dos municípios mais antigos do Brasil. Antes da colonização do Rio Grande do Norte, Guamaré já era explorada pelo sal natural. Nossos antepassados estão felizes pois nós estamos aqui hoje, preservando tudo que eles fizeram”, disse a historiadora Jandir.

“Estive em Guamaré, pela primeira vez, em 2015. E desde a primeira vez que eu coloquei os pés nesta terra, eu senti que estava em lugar sagrado. E o mais belo é o zelo de Guamaré pela sua história”, declarou o secretário Renato Dantas.

Após a premiação dos vencedores de todas as categorias, foi entregue a “Comenda 20 de agosto”. A escritora Jandir Candeias recebeu a comenda das mãos do prefeito pelo seu inestimável trabalho de resgate da história de Guamaré. Também receberam a comenda, os 37 finalistas, diretores das escolas, coordenadores e professores. Além dos vereadores e secretários municipais.

Prefeito Arthur Teixeira participou de solenidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.