03 janeiro de 2024 Empresa área inicia operação no aeroporto de Mossoró

A nova rota aérea Natal-Mossoró-Fortaleza foi inaugurada nessa segunda-feira (01) pela VoePass, empresa responsável pela operacionalização de voos regionais da Latam. O voo inaugural partiu do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, no final da manhã e durou 43 minutos no trajeto Natal-Mossoró, duas horas e meia a menos que a viagem por via terrestre.

A entrada em operação da nova rota, que terá quatro voos semanais, sempre às segundas, quartas, sextas-feiras e domingos, foi comemorada pela governadora Fátima Bezerra. “A expansão da malha aeroviária tem repercussão positiva no desenvolvimento do Estado, na interiorização do turismo, na geração de emprego e renda e no consequente incremento do consumo interno”, disse a governadora, lembrando que dois fatores resultantes dos esforços do Governo do RN foram fundamentais para a chegada da nova companhia ao tráfego aéreo de Mossoró.

Primeiro, o decreto de concessão de benefícios fiscais “de forma inteligente e eficiente”, sobre o querosene de aviação (QAV) para estimular a ampliação do número de voos tendo o Rio Grande do Norte como destino. O segundo fator foi a transferência de outorga de administração, operação e exploração do aeroporto para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no final de setembro de 2023, em ato no saguão do aeroporto, com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Filho; do assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Mozart Sales, e do secretário Nacional de Aviação Civil, Juliano Norman.

“Os novos voos são consequência das conversas constantes e negociação realizadas junto às companhias aéreas – por meio da Setur e Emprotur – e da parceria do Governo do Estado com o Governo Federal”, reforçou a governadora. A Azul também opera uma rota regional entre Mossoró e Recife.

A região de Mossoró, levando em conta os municípios com maior atividade econômica, foi responsável por quase 15% na formação Produto Interno Bruto do RN em 2021. O Dix-sept Rosado se junta à lista de mais 10 aeroportos administrados pela Infraero neste modelo de parceria: Guarujá, em São Paulo; Juiz de Fora, Ipatinga, Poços de Caldas e Divinópolis, em Minas Gerais; Santo Ângelo e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul; Sorriso, no Mato Grosso; Paulo Afonso, na Bahia; e Itaperuna (RJ).

“A nova rota da VoePass vai melhorar a conectividade com outros voos, tanto a partir de Natal, bem como a partir de Fortaleza, permitindo a chegada de outros destinos para a região”, explica Solange Portela, secretária de Turismo do Estado do Rio Grande do Norte. Na avaliação da secretária, três regiões turísticas serão diretamente impactadas: Costa Branca, Rota do Frio e o Oeste Potiguar.

Vinculada à Latam Airlines, a VoePass, trabalha com aviões de médio porte, como o ATR-72 e o ATR-42, com capacidade para até 70 passageiros cada um. A aeronave que aterrissou nessa segunda-feira (1) em Mossoró foi um turboélice ATR-72. A rota Natal-Mossoró-Fortaleza sai de São Gonçalo às 10h55, com chegada às 11h55 em Mossoró e aterrissagem no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, às 13h30. A rota inversa sai de Fortaleza às 15h55.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.