16 junho de 2024 Bastidores: O jogo de xadrez que se transformou à política de Canguaretama
O atual cenário político em Canguaretama anda pra lá de agitado com os últimos acontecimentos, e nos bastidores os “bombeiros” terão dificuldades para apagar o fogo.
O Blog tomou conhecimento que, tentando garantir uma eleição ainda mais tranquila o prefeito Wilsinho juntamente com seu irmão, o ex-prefeito Wellison, movimentam as peças do jogo de xadrez, num tabuleiro perigoso.
Com a federação PSDB/Cidadania, negociações acontecem no município para uma união com a ex-vereadora Lilla, adversária ferrenha do grupo situacionista até ontem. Diante das conversas, Lilla até já apagou as postagens do Instagram onde sempre criticou ferozmente as gestões de Wellison e Wilsinho. Após apagar as postagens antigas, o primeiro post de Lilla foi um vídeo onde aparece já dando uma narrativa para justificar essa união com o grupo situacionista alegando que não poderia está em um grupo onde não confiavam nela, assim rompendo com o vereador e pré-candidato a prefeito Leandro Varela, num movimento brusco no jogo do tabuleiro.
Vale lembrar
O objetivo do jogo do xadrez é o “xeque-mate”, isto é, a tomada do rei adversário. E é aí que, em um passado recente, vem à memória os movimentos que a ex-vereadora Lilla fez no tabuleiro, em outra partida, quando então presidente da Câmara Municipal tentou a todo custo derrubar a prefeita da época Fátima Marinho. Fátima junto a Jurandir, um jogador experiente, conseguiu movimentar suas peças e evitar o xeque-mate de Lilla, que visava tomar o poder e assumir a prefeitura.
Onde caberia a atual vice no atual tabuleiro?
Fátima Moreira foi vice de Fátima Marinho à época e sabe muito bem dos movimentos feitos por Lilla no tabuleiro em outrora. Depois desse episódio, Fátima do Murim, como é conhecida, foi vice de Wellison e de Wilsinho, sempre mostrando-se fiel e leal e somando com seu capital político de votos que construiu ao longo de sua vida política e tendo papel importante em ambas campanhas vitoriosas.
No xadrez, quem protege o Rei do xeque-mate é o Roque. Fátima do Murim sempre se posicionou fazendo esse papel. Será que agora os irmãos esqueceram disso e numa jogada política perigosa, correriam tal risco de levar um cheque-mate de quem já tentou num passado recente?
Sabendo do peso político e financeiro que Fátima do Murim pode representar se sentindo traída pelos irmãos, acho que seria hora de Wellison e Wilsinho lembrarem que em jogo que se tá ganhando, não se trocam as peças.
Agora …
Toda a nominata de vereadores do PSDB se rebelaram e divulgaram um vídeo afirmando que sofreram um golpe. Resta agora a Welinson e Wilsinho trabalharem no sentido de não haver rompimento no seu próprio grupo, já que hoje a torcida da oposição é que Fátima do Murim se sinta traída, faça o caminho contrário de Lilla e caminhe para decidir a eleição junto aos opositores em Canguaretama.
Deixe um comentário