15 fevereiro de 2013 Macau: Carnaval registra redução de 60% de ocorrências policiais em comparação com 2012

“Tivemos uma redução de 60% do número de ocorrências policiais durante o carnaval de Macau em 2013, se comparado com o mesmo período carnavalesco do ano passado”, afirmou o major André Luis Fernandes, comandante da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar de Macau.

Major Fernandes e o prefeito de Macau Kerginaldo Pinto

Segundo o major Fernandes, são os números que comprovam que o carnaval de Macau foi de muita paz. “Foram 82 ocorrências, se caracterizando mais por brigas e confusões de pequeno porte e furtos. Na realidade, o povo veio mesmo foi com o intuito de se divertir”, disse ele.

No total, durante os sete dias do carnaval de Macau 2013, que ocorreu de 7 a 13 de fevereiro, foram registradas 82 ocorrências. Desta, 24 foram por perda de documentos, além de cinco agressões, cinco ameaças, duas por calúnia, quatro por embriaguês ao volante, 12 furtos diversos, três acidentes de trânsito sem vítimas, seis atos obscenos, além de 20 outras ocorrências diversas. “Para nós da área de segurança pública, que convivemos e atuamos em eventos de grande porte, pelo tamanho que foi o carnaval de Macau, foi uma festa muito tranquila”, destacou o major Fernandes.

Policia motorizada atenta no Mela-Mela

Estes números estatísticos registrados pela Polícia Militar (PM) são a confirmação clara do que se via na rua, que transparecia com muita agitação, mas apenas da alegria das pessoas, que esbanjavam energia e disposição pra aguentar e suportar praticamente 24 horas por dia de folia, seja com os carros com paredões de som ensurdecedores, o arrastão de trios com o mela-mela, os agitos da praia de Camapum, os shows no Largo de Eventos Culturais Mestre Avelino, enfim por todos os cantos da cidade havia alguém ou um grupo de pessoas se divertindo e dançando, mas sempre com muita paz e tranquilidade.

“Estes dados só vieram confirmar nossas expectativas de que o carnaval de Macau, como realmente o foi, ocorresse com muita paz e harmonia entre as pessoas, conseguido através do trabalho de toda minha equipe, que não mediu esforços em proporcionar às pessoas, não só na questão da segurança, mas quanto a infraestrutura e que dessa forma só poderia gerar uma festa onde o que mais reinou foi a paz e a alegria das pessoas”, destacou o prefeito Kerginaldo Pinto, logo após receber da Polícia Militar os dados oficiais das ocorrências.

Prefeito Kerginaldo Pinto e o major Fernandes comemora resultado positivo do carnaval

PMs atentos

Como se trata de uma festa que alcançou grandes números, com uma multidão de pessoas nas ruas, que segundo o major Fernandes alcançou nos sete dias mais de 300 mil foliões, era de se esperar que também fossem registradas ocorrências policiais. Entretanto, o contingente de PM´s que foi colocado nas ruas para proteger os foliões, cerca de 400 PM´s, o maior já vindo à disposição da cidade num período de carnaval, de acordo com o coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, comandante geral da Polícia Militar do RN, contribuiu muito para que a folia macauense registrasse essa impressionante redução de 60% nas ocorrências de 2012 para 2013.

Isso é bem verdade, porque por onde se andasse na cidade, se viam policiais, seja à pé, em viaturas, ou em motos, observando cada detalhe do evento e contendo eventuais distúrbios que ocorriam. Lógico que, nos momentos de maior concentração de gente, como no arrastão dos trios, na praia de Camapum o no Largo de Eventos, se via uma presença maior de policiais, que andavam no meio do povo, ficavam estacionados em pontos estratégicos, prontos para agir a qualquer momento que precisasse.

Ficava, inclusive, PM´s em cima dos trios que passavam no arrastão do mela-mela, acompanhando toda a movimentação das pessoas do alto, com uma visão privilegiada e quando percebiam qualquer anormalidade como uma briga, logo sinalizavam para as equipes que ficavam espalhadas no chão, no meio do povo, seja com uma mira à leizer ou  por rádio, até já identificando os responsáveis pelos tumultos, que logo eram contidos e tirados da festa para não atrapalhar a animação de quem só queria se divertir.

2 respostas para “Macau: Carnaval registra redução de 60% de ocorrências policiais em comparação com 2012”

  1. ANTONIA NEIDE disse:

    Esse é o cara! merece o titulo de cidadão Macauense, ele tem feito muito por Macau e pelos Macaueses.
    – Que DEUS continue a protege-lo para todo o sempre!

  2. Carnaval foi muito tranquilo mesmo só vi uma briga e muita policia na cidade! adorei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.