02 junho de 2013 3º Distrito Naval recebe navio Macau para operar na patrulha da costa

O 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil (3DN), sediado em Natal, recebeu na sexta-feira, 31, o Navio-Patrulha P71 “Macau” (Npa Macau) para integrar como meio operacional da unidade. A entrega aconteceu na Base Naval de Natal em cerimônia presidida pelo Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos com as presenças do vice-prefeito de Macau, Einstein Barbosa, que na ocasião representou o prefeito Kerginaldo Pinto e do vereador Sargento Dantas.

O Navio-Patrulha “Macau” realizará, prioritariamente, apoio à fiscalização das águas jurisdicionais brasileiras, atividade de patrulha, inspeção naval e salvaguarda da vida humana no mar, contribuindo para a segurança do tráfego marítimo nacional e defesa dos interesses estratégicos do Brasil, atuando, principalmente, na proteção da “Amazônia Azul”.

De acordo com a assessoria de imprensa do 3DN, o “Macau” recebeu este nome em homenagem à cidade do litoral potiguar, famosa por suas salinas e pela produção de petróleo. A embarcação teve sua construção iniciada em 2007 e foi entregue à Marinha em 2010, sendo o segundo de uma nova classe de Navios-Patrulha em construção, a classe “Macaé”. Em seu projeto foi utilizado o modelo do Navio-Patrulha francês Classe Vigilante 400 CL54, que foi alterado e aperfeiçoado, incorporando desenvolvimentos tecnológicos e melhorias no desempenho do navio.

Navio

Autoridade da Marinha do Brasil com o vice-prefeito Einstein e o vereador Sargentos Dantas com a família

Macau

Características do Navio: 
Comprimento total: 55,6 m
Boca máxima:.8,0 m
Calado máxim:.2,5 m
Velocidade máxima: 21 nós
Autonomia: 10 dias

Armamento: 
01 Canhão 40mm L70 (AOS)
02 Metralhadoras 20mm GAM B01-2

Operações Aéreas: 
Capacidade de operar com aeronaves no recebimento de cargas e de pessoal

AssCom – PMM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.