03 julho de 2012 Do Tok de Classe: Sensibilidade e visão de mulher na política, nos negócios e em família

A sensibilidade da mulher de Alto do Rodrigues é exemplificada através do trabalho social desenvolvido pela primeira dama do município e secretária municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Jaqueline Vieira Xavier da Costa Medeiros, que no seu papel de mãe, mulher, empresária, empreende toda uma visão voltada para o social. Entre suas tarefas empresariais, ela tem ainda a responsabilidade de administrar as empresas do Grupo Eider Magazzine.

Jaqueline Medeiros é mesmo assim, antenada com o futuro. Ela também atua nos bastidores da política. Entretanto, na vida, tem como grande exemplo a seguir, sua bisavó, Cecília Pinheiro, que se destacou como uma liderança no município, sempre participando ativamente nas decisões da política do Alto do Rodrigues.

Apesar do seu trabalho como secretária da área de ação social e como empresária, não descuida de reservar um tempo para família, que para ela é o seu maior tesouro. E ao lado do seu marido, o prefeito Eider Assis de Medeiros, busca fazer um trabalho que proporcione mais qualidade de vida para os moradores da cidade, principalmente para os mais carentes. E como ela mesma diz; “Esta foi uma parceria que deu certo nas empresas e na vida pública”.  Para revista Tok de Classe Gente, a primeira dama Jaqueline Medeiros concedeu a seguinte entrevista:

Tok de Classe – Como é trabalhar em prol das pessoas carentes do município?

Secretária Jaqueline Medeiros – É muito gratificante ajudar as pessoas necessitadas. Busco sempre trabalhar com responsabilidade para todos, sem fazer nenhum tipo de distinção, até porque as pessoas que buscam a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Semthas), é porque realmente estão necessitando de ajuda.

Tok de Classe– Como a senhora tem encarado a questão das drogas, uma grande preocupação existente nas cidades grandes, médias e pequenas?

Secretária Jaqueline Medeiros – A questão das drogas vem crescendo no país, chegando até as cidades pequenas. E essa tem sido uma preocupação constante, tanto do prefeito Eider Medeiros, como minha que sou titular da área social. Diante da vulnerabilidade em que vivem muitas crianças e jovens, era necessário ocupá-los em atividades voltadas para cultura, esporte e lazer. Neste caso, implantamos três programas sociais junto ao Ministério do Desenvolvimento Social, como o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), o Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti) e o Projovem, programas que foram conquistas da nossa administração. Dessa forma, estamos passando conhecimento para as crianças, jovens, gestantes e pessoas da terceira idade, descobrindo o potencial de cada um, seja na área da cultura através da música, teatro, dança e artesanato, esporte com aulas educativas e de cidadania, junto com palestras e aulas de reforço, mantendo-os ocupados com atividades salutares na maior parte do tempo, que os afastam do mundo das drogas e da violência urbana.

Tok de Classe– Qual o programa social que virou xodó da primeira dama do município?

Secretária Jaqueline Medeiros – O meu maior xodó foi a implantação do Cartão Cidadão com recursos próprios, com mais de duas mil famílias beneficiadas com cestas básicas, medicamentos de uso contínuo, exames e cirurgia de média e alta complexidade, auxílio funeral, cadeira de rodas, óculos, distribuição de garrafões de água do Programa Água é Vida e outros benefícios eventuais. Além destes, também implantamos outros programas como o CRAS (casa da família), o Núcleo Cícero Ruan, onde funciona o Peti e o Projovem. Também temos profissionais como psicólogos, assistentes sociais e instrutores, que realizam palestras educativas e oficinas de cabeleireiro, manicure, doces e salgados, informática, música, teatro, dança, pintura em tela, artesanato entre outros.

Os profissionais que fazem parte dos programas orientam e descobrem talentos, dando oportunidade a todos que neles participam, de crescerem com responsabilidade, respeito e dignidade, tanto na família, como também quanto a inclusão na sociedade e com grandes oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Temos um grupo da Feliz Idade, onde participam uma média de 400 idosos, com dois educadores físicos e outro nos distritos, fazendo atividades físicas, palestras, passeios, junto com o forró da terceira idade. Em 2009 fizemos um passeio para a Praia do Mel, onde muitos nunca tinham ido a uma praia. Em 2010 fomos até a capital, Natal, conhecendo os pontos turísticos da cidade, dentre os quais o Forte dos Reis Mago. Em seguida fomos ao maior cajueiro do mundo, em Pirangi, passando pela Barreira do Inferno, parando para o almoço no restaurante Tábua de Carne e encerrando no Shopping Midway, visitando a decoração natalina. Em 2011 fomos à cidade de Mossoró, tendo como roteiro a visita a Praça da Liberdade e passamos um dia de lazer no Hotel Thermas.

Tok de Classe– O que tem sido feito com relação ao apoio para realização de capacitação profissional?

Secretária Jaqueline Medeiros – Muito tem sido feito desde o início da gestão, com mais de 500 pessoas que já foram capacitadas. Investimos em capacitação na área do petróleo e gás, incluindo profissionais para atuar como pedreiro, carpinteiro e armador. Também realizamos cursos de geração de renda para cabeleireiro, manicure, doces, salgados, corte e costura. Muitos dos que foram capacitados, já estão inseridos no mercado de trabalho.

Tok de Classe– Como primeira dama do município, como a senhora vê as ações sociais do município após esses três anos de trabalho a frente da Semthas?

Secretária Jaqueline Medeiros – Sinto-me realizada por estar tirando crianças, jovens, adultos e família da área de risco. Tem contribuído para isso a inclusão em programas sociais como o Peti, Projovem, CRAS e o Cartão Cidadão. É trabalhando as políticas públicas que damos respeito, dignidade e qualidade de vida as pessoas.

Tok de Classe – Como é conciliar as tarefas de ser mãe, esposa, empresária e primeira dama?

Secretária Jaqueline Medeiros – Às vezes até me pergunto: como consigo encontrar tempo para tudo isso? E logo me vem a resposta: é porque primeiramente tenho Deus, pois é Nele que encontramos o equilíbrio emocional e espiritual, fazendo o planejamento, delegando e monitorando as ações. Sempre tenho em mente as palavras do sábio rei Salomão que diz: “para tudo há um tempo”.

Tok de Classe– Qual a lição de vida que a senhora levará após a administração do seu marido?

Secretária Jaqueline Medeiros – De que tudo vale apena quando se tem vontade e se faz com amor.

Tok de Classe -O que é gratificante nessa sua missão de primeira dama?

Secretária Jaqueline Medeiros – Estar junto do povo.

Tok de Classe– O que a senhora aprendeu com a política?

Secretária Jaqueline Medeiros – Aprendi que mesmo diante das adversidades, devemos ter respeito, paciência, clareza e responsabilidade em nossas ações, procurando sempre somar e que nada é por acaso.

Tok de Classe – Qual sua mensagem para o povo do Alto do Rodrigues?

Secretária Jaqueline Medeiros – A mensagem que deixo ao povo de Alto do Rodrigues é de satisfação, respeito e carinho para com todos. Estarei sempre à disposição, pois servir é meu lema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.