20 julho de 2017 MINC promove oficina gratuita sobre o prêmio “Culturas Populares” em Macau

O Ministério da Cultura (MinC) promove no próximo sábado (22), oficinas gratuitas e abertas ao público em várias regiões do Rio Grande do Norte, para orientar sobre o processo de inscrições para o Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros. No município de Macau, o evento acontecerá no intervalo das 8h às 12 horas, no auditório do Complexo Educacional Padre João Penha Filho.

O edital do MinC, lançado no mês de junho, vai premiar com R$ 10 mil, 500 iniciativas culturais que valorizam a cultura popular brasileira, retomando práticas populares em processo de esquecimento e que difundam as expressões para além dos limites de suas comunidades de origem.

Exemplos dessas iniciativas são o Cordel, a Quadrinha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros. Só não estão incluídas Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, Hip Hop e Capoeira, por já serem objeto de editais específicos lançados pelo MinC.

Das 500 premiações, 200 serão destinadas a pessoas físicas, outras 200 a coletivos culturais sem constituição jurídica, 80 a pessoas jurídicas sem fins lucrativos e com natureza ou finalidade cultural e 20 a herdeiros de mestres já falecidos (In Memorian).

Inscrições para o edital

Cada candidato poderá apresentar apenas uma iniciativa para a seleção. As inscrições, abertas até 28 de julho, poderão ser feitas pela internet ou por via postal. Em caso de inscrição on-line, a documentação prevista no edital deverá ser preenchida, assinada e anexada ao Sistema de Acompanhamento às Leis de Incentivo à Cultura – SalicWeb.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.