HOMENAGEM Conversa Livre por Bosco Afonso no Diário do RN 29/10/2025 às 09:18

CHICO DE PAULA, A VOZ QUE SILENCIOU

Abro espaço na coluna para irmanar a milhares de sentimentos e dizer que a Terra das Salinas ficou mais silenciosa e com um profundo sentimento de luto. Faleceu na madrugada de ontem, terça-feira, 28, em Macau, Chico de Paula, o lendário comunicador que por 55 anos emprestou sua voz potente e inconfundível para ditar o ritmo da vida macauense. Ele era mais que um locutor; era o prestador de serviço com um microfone na mão e um coração voltado para a comunidade.

Com sua voz grave e solene, Chico de Paula se tornou uma instituição. Sua principal ferramenta de trabalho, o sistema de alto-falantes conhecido popularmente como “Boca de Ferro”, era o elo entre a notícia e o povo. Era a voz que ecoava pelas ruas para dar avisos urgentes, para anunciar as grandes festas que moviam a cidade e, com a emoção contida em uma trilha sonora fúnebre, para comunicar à comunidade a partida de seus entes queridos, um serviço que ele prestava com reverência e respeito.

Sua história profissional, segundo relatos, remonta a início dos anos 1970. Desde então, sua jornada se confunde com a história recente de Macau. A popularidade e a credibilidade que construiu com o microfone o levaram a alçar voos na política, sendo eleito Vereador na Terra das Salinas, onde carregou consigo a missão de servir, a mesma que pautava suas comunicações diárias.

Chico de Paula era o mensageiro da alegria, mas também o porta-voz do pesar. Sua presença sonora era tão constante e vital para os macauenses que, para muitos, ele será sempre a “Voz de Macau”. Ele fazia a comunicação de uma maneira singular, um misto de serviço público, jornalismo local e expressão popular, acessível a todos, em todos os cantos.

A partida de Chico de Paula deixa uma lacuna imensa na comunicação local e no coração dos macauenses. O som do silêncio que paira sobre a cidade é o maior indicativo da importância e do legado de Chico de Paula. O “Serviço de Alto-Falantes Ideal” se cala, mas a memória de sua voz, de seu trabalho incansável e de seu compromisso com o povo de Macau, será  eterna.

Animado Banner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.