16 julho de 2024 Artigo: Datacenters da inteligência artificial exigirão muita água e energia

O Brasil é o país em que mais foram instalados datacenters na América Latina e o ritmo está impulsionado pela alta demanda por inteligência artificial, pelas demandas legais da LGPD e pela digitalização da economia. No Brasil, os data centers ficam concentrados em quatro polos: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Ceará. Natal, capital do Rio Grande do Norte já tem um.

Relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) recentemente estimou que o consumo de energia em Datacenters no mundo foi de 460 terawatt-hora (TWh) em 2022, podendo chegar a 1.050 TWh em 2026 com o avanço da Inteligência Artificial. O Brasil é o maior produtor de energia renovável do mundo e também detentor de água doce, com 12% das reservas do planeta, o dobro do segundo colocado. O Brasil pode ser um país central para a IA, promovendo riqueza local, desenvolvimento e sustentabilidade.

Artigo assinado por Rodrigo Rafael para o Agora RN 

Rodrigo Rafael, jornalista, Diretor de Representação Institucional da Assembleia Legislativa e tem MBA em Environmental, Social & Governance (ESG) pelo IBMEC/São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.