× CATEGORIAS

LEGISLATIVO MACAUENSE Macau: Requerimento do mandato da vereadora Érika Nobre propõe profissionalização para trabalhadores locais 05/09/2025 às 15:26

De olho nas oportunidades que o setor de energias renováveis trará para a região, a vereadora Érika Nobre (PDT) apresentou um requerimento à Prefeitura de Macau solicitando ações para a profissionalização da mão de obra local. O pedido prevê a articulação institucional e a formação de parcerias para capacitar trabalhadores macauenses, com foco especial na planta de Hidrogênio Verde anunciada pela Petrobras, que será instalada no município vizinho de Alto do Rodrigues.

O Hidrogênio Verde, considerado o combustível do futuro, é produzido a partir de fontes limpas e não emite gases de efeito estufa durante sua fabricação. O processo, conhecido como eletrólise da água, separa hidrogênio e oxigênio utilizando energia elétrica gerada por fontes renováveis, como a solar e a eólica.

Para a vereadora, a chegada desse investimento representa uma oportunidade histórica, mas exige preparo e qualificação técnica para que os moradores de Macau estejam aptos a ocupar as vagas que serão geradas. “Precisamos agir agora, antes que as oportunidades cheguem, garantindo que nossa gente esteja pronta para ingressar nesse novo mercado”, ressaltou Érika Nobre.

Em fevereiro deste ano, o Governo do Estado anunciou que o grupo Acciona-Nordex apresentou um projeto que prevê um investimento de R$ 13 bilhões voltado à produção de hidrogênio verde. O futuro empreendimento, que se chamará Alto dos Ventos, contará com um complexo industrial para a fabricação do hidrogênio e de seus derivados, incorporando também dois parques de geração, um eólico e outro solar fotovoltaico. O projeto será implantado nos municípios de Macau, Pendências e Guamaré, que já possuem empreendimentos de geração eólica.

A PETROBRAS

A empresa, que atua no mercado do petróleo, estuda e incentiva projetos voltados ao desenvolvimento de energia a partir de fontes renováveis. A iniciativa está alinhada à visão da Petrobras para o que chama de “Transição Energética Justa”. O investimento inicial na planta-piloto de geração de hidrogênio renovável, instalada no local onde funcionou a Usina Termoelétrica do Vale do Açu, em Alto do Rodrigues, é de R$ 90 milhões, com previsão de início das operações no primeiro trimestre de 2026.

Animado Banner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.