MANDATO POPULAR Futuro do setor energético em Macau na pauta do encontro entre a vereadora Érika Nobre e representantes do Sindipetro-RN 09/10/2025 às 11:38
Na manhã desta quarta-feira, 08 de outubro, o coordenador geral do Sindipetro-RN, Marcos Brasil, acompanhado dos assessores sindicais Edjanio Marinho e Paulo César, visitou a Câmara Municipal de Macau e, a convite da vereadora Érika Nobre, esteve em seu gabinete para um diálogo sobre o futuro do setor energético na cidade, com foco na profissionalização da mão de obra e em investimentos de recursos bilionários.
O investimento desses recursos fomentará a economia na região salineira, além de gerar entre 10 e 20 mil empregos diretos e indiretos, sendo cerca de 4 mil na própria região. Durante o encontro, Érika apresentou o requerimento de sua autoria, aprovado por unanimidade pelos colegas vereadores no mês de agosto, solicitando à Prefeitura de Macau ações para profissionalizar a mão de obra macauense, com ênfase no mercado do hidrogênio verde. A vereadora pontuou como positivo o diálogo e ficou bastante satisfeita com a explanação feita pelo coordenador do sindicato sobre o tema. Érika ainda destacou a importância de estabelecer parcerias entre os sindicatos de trabalhadores e empresariais.
Marcos Brasil também fez uso da tribuna popular durante a sessão ordinária da Casa e falou sobre o petróleo, destacando que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou a inclusão de 33 novos blocos para exploração onshore (em terra) na Bacia Potiguar. Ele ressaltou que a produção estimada será de 60 mil barris de petróleo por dia, diferentemente da produção atual de todo o Estado, que é de cerca de 40 mil barris por dia.
Para a vereadora, a chegada desses investimentos representa uma oportunidade histórica, mas exige preparo e qualificação técnica para que os moradores de Macau estejam aptos a ocupar as vagas que serão geradas.
REQUERIMENTO
Em fevereiro deste ano, o Governo do Estado anunciou que o grupo Acciona-Nordex apresentou um projeto que prevê um investimento de R$ 13 bilhões voltado à produção de hidrogênio verde. O futuro empreendimento, que se chamará Alto dos Ventos, contará com um complexo industrial para a fabricação do hidrogênio e de seus derivados, incorporando também dois parques de geração, um eólico e outro solar fotovoltaico. O projeto será implantado nos municípios de Macau, Pendências e Guamaré, que já possuem empreendimentos de geração eólica.
O requerimento da vereadora prevê a articulação institucional e a formação de parcerias para capacitar trabalhadores macauenses, com foco especial na planta de Hidrogênio Verde anunciada pela Petrobras, que será instalada no município vizinho de Alto do Rodrigues.
Deixe um comentário