× CATEGORIAS

RIO GRANDE DO NORTE Conversa Livre por Bosco Afonso: O bilionário salto energético do RN 21/01/2026 às 15:44

O Rio Grande do Norte reafirma sua liderança absoluta na transição energética brasileira com um novo e ambicioso capítulo. Recentemente, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) oficializou a concessão de licenças cruciais para a implantação do projeto Parque Eólico Alto dos Ventos 3. O empreendimento, que integra o robusto Complexo Industrial Alto dos Ventos, liderado pelo grupo Acciona-Nordex, projeta-se não apenas como um gerador de eletricidade, mas como a engrenagem central de uma nova era industrial: a do Hidrogênio Verde (H2V).

Com uma configuração técnica imponente, o projeto prevê a instalação de 68 aerogeradores de última geração. O diferencial chama a atenção pela eficiência espacial: a estrutura ocupará uma área de aproximadamente 43 hectares, otimizando o uso do solo para alcançar uma capacidade instalada de até 476 MW. Para se ter uma ideia da magnitude, essa potência é capaz de abastecer centenas de milhares de residências, mas o destino aqui é ainda mais estratégico. A energia limpa gerada pelos ventos da região será o combustível para os eletrolisadores que produzirão hidrogênio e amônia verde, insumos vitais para a descarbonização das indústrias globais.

Os números que circundam o projeto Alto dos Ventos são bilionários. O investimento total estimado para o complexo é da ordem de R$ 13 bilhões, um montante que irriga diretamente a economia potiguar. Esse fluxo de capital se traduz, imediatamente, em oportunidades de trabalho. Durante a fase de construção e montagem, a expectativa é de uma oferta massiva de empregos diretos e indiretos, priorizando a mão de obra local nos municípios De Macau, Guamaré e Pendências, que compõem o epicentro da instalação.

Além do emprego, o retorno fiscal promete transformar a realidade das prefeituras locais e do próprio Estado. A arrecadação de impostos, como o ICMS (na circulação de equipamentos e energia) e o ISS (sobre os serviços de engenharia e manutenção), gera um ciclo virtuoso de receita pública. Esses recursos são fundamentais para que os municípios possam investir em infraestrutura, saúde e educação, convertendo o potencial natural do vento em bem-estar social tangível.

A escolha estratégica do Rio Grande do Norte para sediar este projeto não é por acaso. A combinação de ventos constantes com a proximidade de infraestruturas logísticas, como o futuro Porto Indústria Verde, coloca o estado na rota dos grandes players internacionais. O Parque Eólico Alto dos Ventos 3 não é apenas um conjunto de turbinas; é o símbolo de um estado que aprendeu a exportar sustentabilidade.

Nesta “Conversa Livre”, celebramos o avanço da tecnologia em solo potiguar, mas seguimos vigilantes para que esse progresso venha acompanhado de justiça social e preservação ambiental, garantindo que o RN continue sendo, por muito tempo, o farol das energias renováveis no Brasil.

REPERCUSSÃO

Do escritor e artista plástico Alfredo Neves, petista de carteirinha desde o século passado, analisando a saída do vice-governador Walter Alves do bloco liderado pela governadora Fátima Bezerra: “Conhecemos o MDB, toda a sua trajetória e o seu passado, antes da redemocratização, depois dela, e, especialmente, o seu papel no RN. Sabemos também o quanto foi importante a aliança com Walter Alves como vice, assim como no plano nacional, Geraldo Alkmin na vice-presidência de Lula”.

REPERCUSSÃO 2

O petista continua: “Mas cabe uma pergunta central: a bolha em torno da governadora foi rompida? Alguém, de fato, sentou para conversar com Waltinho, ou ele permaneceu na vice-governadoria como um mero figurante durante todo o governo?”. E adiantou, ao analisar o papel do Partido dos Trabalhadores (PT): “Muitos que ajudaram a construir esse partido no Estado ficaram completamente à margem de decisões e espaços, em nome de abrir caminho para supostos aliados”.

REPERCUSSÃO 3

Na condição de defensor intransigente do papel preponderante do Partido dos Trabalhadores (PT) para a democracia brasileira, o petista Alfredo Neves relatou: Enfrentaremos tempos difíceis, e ainda assim alguns aliados serão fundamentais para a eleição de Lula à Presidência. No entanto, Cadu é um projeto desconhecido: um coletor de impostos transformado em nome empurrado de goela abaixo”.

ENCERRAMENTO

Na sua completa avaliação, o petista Alfredo Neves conclui: “O primeiro ato errático foi o afastamento de Zenaide Maia, uma das maiores defensoras do governo no Senado. Entregar o Estado às baratas em troca de uma provável eleição ao Senado não é apenas um descompromisso político – é um descompromisso com o próprio Rio Grande do Norte, mais grave até do que qualquer crítica dirigida a Waltinho”.

ROGÉRIO

Há um ano, o senador Rogério Marinho se lançava candidato ao Governo do Estado. Agora, Rogério está abdicando desse direito, mas garante fortalecer o bloco político para administrar o Rio Grande do Norte, a partir de 2027.

Jornal Diário do RN

Animado Banner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.