GOVERNO DO RN Governadora Fátima Bezerra defende diálogo federativo na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres 01/10/2025 às 00:11
Evento reúne representantes de todo o país sob o tema “mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas” e debate prioridades para políticas públicas
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, participou nesta terça-feira (30) de um dos painéis centrais da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), em Brasília. O evento reúne representantes de todo o país sob o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, consolidando-se como o maior espaço de formulação e debate sobre políticas públicas para mulheres no Brasil.
No painel, a governadora destacou a importância do diálogo federativo entre União, estados e municípios para garantir a efetividade das ações voltadas às mulheres. “Dialogar e ouvir é o que garante que uma política pública nasça com assertividade. É estreitando este diálogo que poderemos avançar na implantação de políticas concretas e transformadoras”, afirmou.
A governadora participou do painel “O desafio de implementação de políticas públicas para as mulheres na relação interfederativa”, que reuniu importantes lideranças políticas para debater a coordenação entre os diferentes níveis de governo na execução de ações voltadas ao público feminino. O debate também contou com a participação da ministra Márcia Lopes e da prefeita de Juiz de Fora (MG), Margarida Salomão.
Fátima ressaltou que a conferência é fruto de uma construção coletiva, que envolveu conferências municipais e estaduais em todo o país. No Rio Grande do Norte, mulheres de diferentes realidades — do sertão ao litoral, das comunidades tradicionais, quilombolas, universidades, sindicatos, coletivos feministas e redes de enfrentamento à violência – apresentaram propostas que agora chegam ao debate nacional.
As prioridades trazidas pelo RN estão alinhadas aos cinco eixos estratégicos da Conferência: autonomia das mulheres em todas as dimensões da vida; igualdade e equidade de gênero; respeito à diversidade e enfrentamento de todas as formas de violência e discriminação; participação ativa das mulheres em todas as fases das políticas públicas; e transversalidade de gênero como princípio orientador.
Durante sua fala, a governadora relembrou o pioneirismo do Rio Grande do Norte na luta pelos direitos das mulheres – terra de Nísia Floresta, de Alzira Soriano e das primeiras experiências de voto feminino no Brasil – e apresentou conquistas do seu governo, como a criação de sete novas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, do Núcleo de Enfrentamento ao Feminicídio, da Casa de Acolhimento Anatália de Melo Alves e da construção da Casa da Mulher Brasileira, em Natal.
“Queremos sair desta Conferência com propostas concretas para garantir que novas políticas públicas sejam implantadas em todo o Brasil. É assim que conquistamos avanços: com coragem, unidade e luta”, concluiu Fátima.
A 5ª CNPM, convocada pela Ministra das Mulheres, Márcia Helena Carvalho Lopes, e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, reúne até o dia 2 de outubro lideranças feministas, gestores públicos e movimentos sociais de todo o país, além do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e diversas ministras de Estado.
Também prestigiaram a abertura da Conferência das Mulheres a secretária estadual das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJIDH), Júlia Arruda, a deputada estadual Divaneide Basílio (PT) e a vereadora de Natal Brisa Bracchi (PT).
Fotos: Fábio Duarte
Deixe um comentário