06 fevereiro de 2012 Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Guamaré, Banco do Nordeste e Codesaop juntos em prol do campo
Nos dias 01 e 02 de fevereiro, foram realizados nos assentamentos P. A. Santa Paz e P. A. Santa Maria 3, no município de Guamaré, reuniões sobre o financiamento do PRONAF SEMI ARIDO. Estiveram presente o secretario municipal de agricultura e pesca de Guamaré, Dedé de Lulu, o zootecnista Carlinhos e os técnicos agrícolas Itamar e Barbosa, todos da secretaria de Guamare, Paulo George, gerente do PRONAF do BNB de Macau, presidente do sindicato rural de Guamaré, Vânia e Neto de Bel, técnico em agropecuária da Cooperativa de Trabalho para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Oeste Potiguar (CODESAOP), responsável para elaborar, acompanhar e dá assistência técnica em todo o processo.
Na oportunidade conversamos com o secretario Dedé de Lulu, no qual registrou que “é obrigação da secretaria ir atrás de benefícios para a agricultura familiar e a pesca artesanal, proporcionando assim, melhoramento na renda, na qualidade de vida e mantendo o desenvolvimento sustentável em suas atividades”, concluiu. Com sempre o Banco do Nordeste de Macau está sempre presente nesses momentos, onde Paulo George registrou que “a instituição Banco do Nordeste esta sempre a disposição e comprometido em priorizar os projetos pleiteados pelos agricultores e agricultoras de Guamaré e região” finalizou. O técnico em agropecuária da CODESAOP, Neto de Bel falou que “ao ser procurado pelo o secretário Dedé de Lulu, marcaram as reuniões para assim darem inicio aos trabalhos”, comentou.
Com relação ao PRONAF SEMI ARIDO, é um financiamento agropecuário, que tem o valor de credito de R$ 10.000,00, com juros anuais de 1%, carência de até três anos com 10 anos para liquidar o empréstimo. No que se refere ao projeto produtivo, o técnico da CODESAOP, Neto de Bel esclarece “que esse recurso será dividido em duas partes, 50% para captação de água produtiva (CISTERNA CALÇADÃO, BARRAGEM SUBMERSA, IRRIGAÇÃO DO GOTEJO, MICRO, ASPERSÃO entre outros) e outros 50% serão voltados para a aquisição de animais, culturas irrigadas e estruturas nos lotes dos assentamentos”, esclarece o técnico. Já o presidente do sindicato rural do município, Vânia, falou que “com organização, acompanhamento técnico e união de todos, não tem duvidas que essa nova etapa nos assentamentos será um sucesso”, finalizou. Em conversa com os presidentes Zé Felix, do P. A. Santa Paz e Nenem do P.A. Santa Maria 3, agradeceram o apoio do prefeito Lula, “onde pela primeira vez está vendo um verdadeiro compromisso em tornar os assentamentos produtivos e com acompanhamento técnico com ou sem ajuda do INCRA”, concluíram.
Com tudo isso que presenciamos, desejamos à todos os envolvidos sucesso e muita fartura, mostrando que quando há interesse em buscar as políticas publicas tudo se torna mais fácil.
Deixe um comentário