16 janeiro de 2024 Prefeitura de Mossoró inicia construção do Centro Comercial e reforma da Praça da Independência
A Prefeitura de Mossoró iniciou nesta segunda-feira (15) a construção do Centro Comercial e reforma da Praça da Independência na rua Bezerra Mendes, bairro Centro. A Ordem de Serviço foi assinada pelo prefeito Allyson Bezerra. O projeto, que há décadas era esperado pela população, finalmente sairá do papel e trará benefícios para o comércio local, para a economia da região e resolverá de vez um problema histórico, proporcionando espaços adequados para os comerciantes ambulantes, desobstruindo as calçadas, o trânsito e com mais acessibilidade.
O investimento do Município supera R$ 10,5 milhões, viabilizados por meio do programa “Mossoró Realiza”, com previsão de conclusão em 18 meses.
“Ao assumirmos a Prefeitura iniciamos um diálogo com aqueles que queriam acessibilidade no centro da cidade, com os comerciantes, com os camelôs, e a partir daí construímos um grande projeto. Uma obra orçada em mais de 10 milhões de reais, onde teremos um grande centro de comércio, trazendo dignidade e que tenhamos condições de que todas as calçadas do centro da cidade de Mossoró vão estar livres para todos transitarem”, destacou o prefeito Allyson Bezerra.
O Centro Comercial terá 311 unidades de boxes, sendo dispostos em 15 (quinze) tipos de módulos distintos. Haverá também quatro boxes destinados ao comércio alimentício. Além destes, haverá: banheiros femininos e masculinos, contendo sanitários para pessoas com deficiência; despensa e área técnica; posto da Guarda Civil Municipal, contendo um setor administrativo, sala da GCM, informações turísticas, lavabo acessível e despensa; módulo de casa de lixo; bicicletário com 16 vagas; 20 de táxi; uma vaga para embarque e desembarque de passageiros usuários de carro por aplicativo; 34 vagas de moto; 5 vagas de motoboy; 17 vagas de mototáxi; paginação de piso intertravado; cobertura com estrutura metálica; e reforma da Praça da Independência.
“Definimos no final do ano passado um passo a passo de realocação dos comerciantes, de reorganização desse espaço da rua Bezerra Mendes, Praça da Independência e imediações do Mercado Central. Trabalhamos duro nas últimas semanas. Hoje, dia 15, assinada a Ordem de Serviço, começa a construção do Centro Comercial de Mossoró, que logo abrigará todos esses comerciantes ambulantes para trabalharem com conforto e qualidade no centro da cidade”, pontuou Frank Felizardo, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDINT).
Além disso, o projeto contemplará diversos elementos e mobiliários para promover a acessibilidade do Centro Comercial, como corrimões; guarda-corpos, piso tátil (emborrachado), piso não trepidante; rampas; desníveis; escadas, alturas e profundidades de bancadas adequadas, três lavabos acessíveis; além de dois convencionais e vagas de estacionamento acessíveis.
“Vai transformar a vida de muita gente que esperavam há décadas, que já foram manipuladas para um lado, para o outro, e não tinham para onde ir. E aqui estamos iniciando a construção de mais de 300 boxes. Fazendo essa obra para que realmente os ambulantes tenham um local digno para vender os seus produtos. Desobstruiremos as calçadas da cidade para ser mais acessível à população, para o idoso, para o cadeirante ter realmente acesso às lojas. Uma obra realmente que mudará a cara do centro da cidade de Mossoró. A praça que estava 100% obstruída será também completamente reformada”, explicou Rodrigo Lima, secretário municipal de Infraestrutura.
O diálogo entre a Prefeitura e os comerciantes ambulantes foi um marco em todo o processo, dá elaboração do projeto à realocação dos ambulantes. “Os camelôs estão muito felizes. Um diálogo muito bom da Prefeitura conosco.
O governo municipal escutou a associação. A gente fez mais de 14 reuniões para decidir a rua, o local que íamos ficar, o tamanho das bancas. Graças a Deus, foi muito importante a reunião com a Prefeitura”, enalteceu Abraão Lincoln, presidente da Associação dos Comerciantes Ambulantes de Mossoró.
Deixe um comentário