04 junho de 2012 Passaram-se 10 anos da invasão do bando de Valdetário Carneiro à Macau

Valdetário Carneiro

O jornal Tribuna do Norte, lembra em matéria que nesta segunda-feira, 04, completa-se 10 anos do assalto que teve uma das maiores repercussões da história do Rio Grande do Norte pela ousadia e violência que marcaram a ação.

Foi no início da tarde de 4 de junho do ano de 2002 que a quadrilha liderada por José Valdetário Benevides e Francimar Fernandes Carneiro invadiu a cidade de Macau. Na parede do Banco do Nordeste, as marcas de dois dos muitos tiros disparados durante o roubo são as únicas marcas ainda não apagadas.

Três agências bancárias da cidade; Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal foram invadidas simultaneamente e o dinheiro, levado. Estima-se que mais de R$ 500 mil tenha sido roubado das instituições financeiras. A ousadia ganhou marcas de violências, quando uma viatura ocupada por dois delegados da Polícia Civil, um agente e um sargento da Polícia Militar cruzou o caminho do bando.

Com mais de 15 integrantes, a quadrilha tomou a entrada da cidade e, armados com fuzis, metralhadoras e pistolas, possuía sentinelas nas esquinas próximas às agências bancárias, que ficam perto entre si. A viatura era conduzida pelo delegado Róbson Luiz de Medeiros Lira; no banco do passageiro vinha o delegado regional Antônio Teixeira dos Santos Júnior. A rajada de tiros disparada por um dos assaltantes pegou ambos de surpresa e tirou imediatamente a vida de Róbson, ainda deixando Teixeira ferido no braço e no rosto.

Dispondo armas de grosso calibre, equipados com coletes à prova de balas e rádio comunicadores, a quadrilha ousada foi bem-sucedida, a princípio. Arnaldo Rodrigues Fernandes, Francisco Soares Padilha Neto, Wilson Gomes Bento, Carlos Alberto Valêncio da Silva, Arivan Veríssimo Barbalho, Alexandre Thiago Costa Silva, Marcos Aurélio Amador Alves, Arivone Gonçalves da Silva, Francisco Clésio do Nascimento Macedo, Luiz Chagas da Silva acabaram presos pelo envolvimento com o assalto. José Valdetário Benevides foi morto pela polícia em confronto registrado em 2003. Francimar Carneiro também foi alvejado e morto pela polícia durante assalto em Sergipe.

Sete dos 13 integrantes da quadrilha foram condenados a penas superiores a 107 anos de prisão.

Com informações da Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.