01 dezembro de 2021 Macau e Porto do Mangue apresentam maior perigo de inundações no estuário Piranhas-Açu

Novo estudo da UFRN mostra que aproximadamente 327 quilômetros quadrados do estuário Piranhas-Açu estão sob risco de inundação, o que exige medidas imediatas para reduzir os impactos socioambientais no local. Os municípios de Macau e Porto do Mangue apresentam maior perigo de inundações porque, apesar das irregularidades topográficas, seus atuais sistemas de drenagem não são suficientes para impedir alagamentos em terrenos distantes do rio, o que pode, por exemplo, atingir áreas de baixa elevação nos centros dessas cidades.

Entende-se por estuário toda zona em que a água dos rios converge com a água salgada do mar. Para analisar a região de Piranhas-Açu – recorte costeiro entre a comunidade de Ponta do Mel, em Areia Branca, até o município de Guamaré – e mapear riscos de inundação local, o estudo desenvolveu uma complexa análise estatística, tendo como matéria-prima dados de alta precisão geodésica, informações dos cenários de aumento do nível do mar e cotas maregráficas locais.

Quanto ao reajuste territorial, o pesquisador finaliza observando que os mapeamentos das inundações por marés, realizados no estudo, devem ser levados em conta durante a atualização dos planos diretores municipais participativos. Isso porque regiões hoje tratadas como áreas de expansão urbana, como é o caso da cidade de Macau, estão sob alto risco de alagamento por maré e exigem a discussão sobre o rearranjo do seu território.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.