23 junho de 2012 Por Celso Amâncio: Tarcísio Honório, Osmar Barros, Tatá, Antônio Leite e Zé Filho…

O céu amanheceu verde-bacurau. Chegou o vereador Zé Filho para se juntar aos companheiros-mortais que ao seu lado lutaram para derrubar uma oligarquia política familiar que comandava a cidade de Macau por mais de duas décadas.

O vereador Zé Filho começou sua vida pública pelas mãos do ex-prefeito Tatá, um visionário que enxergou no vereador um futuro brilhante na política e lhe deu a confiança e o gás necessário para que ele disputasse as eleições, depois de alguns insucessos na política. Zé Filho vence no pleito de 1996, Tatá deixa o governo em dezembro do mesmo ano.

O funcionário público e então vendedor de jogo do bicho chega a Câmara Municipal para seu primeiro mandato numa legislatura composta por 14 vereadores. Tatá, o padrinho político de Zé Filho morre em 1998, dois anos depois, o vereador perde as eleições.

No período de 2000 a 2004, Zé Filho ocupa a Secretaria de Esportes no governo do prefeito José Antônio Menezes, voltando a disputar novamente uma vaga na Câmara Municipal nas eleições de 2004, quando conquistou seu segundo mandato, já fora do PMDB. No PP, o vereador é reeleito em 2008.

A política pulsava nas veias do vereador, que sonhava ir mais longe. Em 2010, o vereador disputa sem sucesso uma vaga na Assembleia Legislativa.

Passadas as eleições, o novo projeto era disputar a prefeitura da terra que o adotou como filho. Zé Filho deixa o PP, mesmo consciente do risco de enfrentar pela frente um processo de perda de mandato por infidelidade partidária. 2012 chega, Zé Filho rompe em definitivo com o sistema liderado pelo prefeito Flávio Veras, une-se a oposição para disputar a preferência do grupo e do eleitor e ser candidato a prefeito.

Ironia do destino ou não, o coração do vereador para a menos de oito dias da convenção que homologaria sua candidatura a prefeito, projeto que o vereador nem de longe sonhava deixar escapar de suas mãos, mesmo sabendo das querelas judiciais que enfrentava na justiça eleitoral.

Assim como Tarcísio Honório, Osmar Barros, Tatá, Antônio Leite… Zé Filho, exemplo de humildade, interrompe sua carreira política, deixando saudades, virando mais uma página na história política de Macau.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.