11 setembro de 2019 Democracia

Desfile Cívico pelos 144 anos de Emanção Politica de Macau é marcado pela organização e protesto democrático do povo

Aconteceu na tarde da última segunda-feira, 09 de Setembro, o tradicional Desfile Cívico em comemoração ao aniversário de Macau, que este ano chega aos 144 anos de Emancipação Política. O evento contou com a participação das escolas municipais, estaduais e da rede privada de ensino, além da Guarda Municipal de Guamaré, Guarda Municipal de Macau, Polícia Militar da 1ª CIPM de Macau, Escoteiros e profissionais do SAMU. A população macauense compareceu maciçamente.

O prefeito de Macau, Tulio Lemos estava no palanque oficial acompanhado da primeira-dama Andréa Lemos, do Padre Jailton Soares, dos vereadores Oscar Paulino, Lampião, Sargento Dantas, Dinarte Alessandro. Este ano, a organização do evento se superou; da iluminação ao apoio logístico as escolas que aguardavam para passar em frente ao palanque oficial.

Protesto democrático

O Desfile Cívico do 09 de Setembro foi marcado também por protestos no âmbito municipal e federal; os alunos do IFRN – Campus Macau, protestaram contra os cortes na educação do governo Bolsonaro, arrancando aplausos da população. Os alunos também ainda cobraram do Poder Público do município, melhorias no transporte escolar. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte – SINTE/RN – Regional Macau, também protestou durante a passagem em frente ao palanque oficial, cobrando melhorias na estrutura física das escolas, merenda escolar, entre outras reivindicações.

O prefeito Tulio Lemos estava atento às manifestações populares; “O protesto é positivo para a democracia, é um erro menosprezar as manifestações que vem dos anseios do povo, que tomaram as principais cidades brasileiras”. Declarou o Chefe do Executivo macauense.

Liberdade de expressão 

Os protestos durante o Desfile Cívico, ocorreram sem nenhuma interferência do Poder Público municipal. Em outros tempos, um esquema era montado para inibir e intimidar os manifestantes com força policial e seguranças, se caso fosse necessário, o que não aconteceu, respeitando o povo que se manifestou de forma respeitosa.

“Absorvemos com tranquilidade a voz do povo, jamais iríamos usar de força e truculência para intimidar ninguém, não é do nosso perfil tal prática. Nossa gestão preza pela liberdade de expressão, o que não era praticado em um passado recente, quando se mandava intimidar as pessoas “, declarou o prefeito Tulio.

Incitação ao ódio

O que se percebeu durante os protestos, foi que ; algumas pessoas incitando a população ao ódio, com palavras chulas e pífias, como mostram alguns vídeos que circulam nas redes sociais. Funcionárias da Assistência Social foram xingadas durante apresentação em frente ao palanque oficial.

Estranhamente, um cidadão, que tem o direito de se manifestar, estava no pelotão de frente do desfile do SINTE, sem ser professor ou membro da instituição, dando a entender que, a legitimidade do protesto poderia ser questionado pelo fato do ato se tornar politiqueiro.

Brilho do desfile

Os protestos não tiraram o brilho do desfile, que atraiu um grande público. A polícia militar, escolas municipais, estaduais e da rede privada, além dos grupos de escoteiros e o SAMU, além das bandas de fanfarra e a Filarmônica Monsenhor Honório, abrilhantaram o 09 de Setembro em Macau.

 Prefeito Tulio e autoridades no palanque oficial acompanham o desfile do 09 de setembro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.