18 abril de 2013 Crédito Fundiário chegar à Zona Rural de Alto do Rodrigues

PRONAF

No último dia 09, foram realizadas duas reuniões na zona rural de Alto do Rodrigues, a primeira aconteceu em Tabatinga, com a presença da agricultora Leila, do agricultor Aurismar e do proprietário Welber. A segunda reunião aconteceu no Sítio Saco, onde participaram os beneficiários Assis e seus filhos, Tiago, Júnior e Helio, como também o chefe de gabinete da secretaria municipal de agricultura, Manoel Matheus, representando o secretário municipal de agricultura, Bão, que devido compromisso já marcados, não pôde comparecer.

As duas reuniões foram realizadas pelo o Técnico Em Agropecuária, Neto da CODESAOP/Macau, que apresentou o programa do governo federal em parceria com o governo do estado.

Neto explicou como será a participação dos proprietários e dos beneficiários, os documentos necessários, juros por ano, prazo de carência, de pagamento e o tempo em que será realizado a compra das duas  propriedades.

“O programa é bom e dá certeza do recebimento do dinheiro.” Disse Welber. Já a senhora Leila se diz muito satisfeita; “É um sonho que poderá se tornar realidade, pois sempre queria possuí uma terrinha.”

“Nós sempre trabalhamos em terras dos outros, de meia, arrendando ou como empregados, daí vejo a chance de possuí a nossa própria terra.” finalizou o senhor Assis.

Já o agricultor Júnior, fez questão de registrar que “A chance de comprar uma terra só está sendo possível, devido às informações dadas desse programa através de Neto, que por sinal, nós do campo temos muitos direitos e não sabíamos”, concluiu o agricultor.

Alto

Diante de tudo que foi exposto nas reuniões, o senhor Manoel Matheus, frisou que “É importante para as famílias rurais que pretende comprar sua própria fazenda ou sitio, melhorando a qualidade de vida e renda e que a secretaria municipal de agricultura, está à disposição dos agricultores e agricultoras do município.”

Blog: Com relação ao que se vai ser orçado nas duas compra das terras, nós conversamos com Neto projetista, que relatou; “Serão investidos cerca de R$ 600.000,00, no qual o dinheiro gasto nos investimentos não serão reembolsados e dos valores pagos da compra da terra, 60% serão pagos, nesse caso, como incentivo de adimplência, com relação às prestações da aquisição da terra em dia, totalizando R$ 150.000,00.” Disse o amigo projetista. Apesar do programa pagar a assistência técnica, foi percebido por nós que, a falta de informações por parte dos agricultores e agricultoras são grande e que profissionais como Neto projetista, ajudam a passar oportunidades de melhoria de vida aos camponeses da nossa região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.