16 junho de 2012 Esclarecimento: Coordenador do processo que escolheu Zé Filho candidato a prefeito pela oposição explica atuação

O jornalista Bosco Afonso, presidente de honra do Partido Verde em Macau e que até início do mês de abril se apresentava como pré-candidato a Prefeito de Macau pela oposição abdicou desse direito e passou a consolidar um movimento de pacificação entre os 7 pré-candidatos, movimento esse que ele já havia iniciado em setembro do ano passado.

Na condição de coordenador desse movimento em busca da unidade dos 11 partidos de oposição, Bosco Afonso sempre buscou aparar as arestas e assim construiu o processo que terminou ontem, em reunião tumultuada, por indicar o nome do vereador Zé Filho como candidato a Prefeito de Macau, pela oposição. Sobre o assunto, convidamos Bosco a falar sobre a sua ação conciliadora:

“Estou certo do cumprimento do meu dever em busca de unificar os 11 partidos oposicionistas em torno de um nome que pudesse representar bem a maioria do eleitorado macauense. É uma longa história e que já dura 9 meses, um verdadeiro parto. Mesmo na condição de pré-candidato a Prefeito de Macau pelo PV, tive a humildade de procurar os demais concorrentes oposicionistas para uma composição em torno de um único nome, sob pena de sermos presas fáceis ao enfrentar a máquina administrativa. Depois de marchas e contra-marchas, desentendimentos e entendimentos e já como coordenador do movimento chegamos na reta final com todos juntos e o desfecho seria conhecido através das pesquisas qualitativa e quantitativa e esse resultado nos foi apresentado na tarde da ultima quinta-feira”.

Continuando o seu relato, Bosco Afonso foi minucioso quando afirmou: “Apesar da existência de 7 pré-candidatos estarem concorrendo, o resultado das pesquisas nos mostrou um forte equilíbrio na força eleitoral de Odete Lopes, Eduardo Lemos e Zé Filho. As diferenças eram milimétricas. Se por um lado o Dr. Eduardo levava vantagem (3 pontos) sobre os seus dois mais próximo competidores (Zé Filho e Odete), por outro lado Zé Filho era favorito no item de rejeição (quase 50% menor que Odete e Eduardo) e com melhor desempenho no confronto com os demais competidores Kerginaldo e Dr. Wilson. Criado o impasse, a sugestão encontrada foi à votação envolvendo os 7 pré-candidatos e mais os presidentes (10) dos partidos presentes, o que foi concordado por todos. Conhecido o resultado verificou-se um novo impasse com o empate em 7 votos entre Odete e Zé Filho. Finalmente, o que proporcionou o desempate foi à declaração de Dr. Eduardo (“ Zé Filho, se você for o escolhido como candidato pela oposição, eu voto em você”). Essa declaração na presença de todos foi fundamental para que ficasse reconhecido pelo Senador José Agripino e por todos os presentes que o candidato era o vereador Zé Filho. Também é bom lembrar e reconhecer a postura da pré-candidata Odete Lopes em reconhecer a escolha e demonstrar apoio ao nome”.

Ao concluir suas declarações, o presidente do PV fez a sua convocação ao dizer que “vencemos apenas uma etapa de toda a batalha. Agora é desarmarmos os espíritos, vestir a camisa do nosso candidato Zé Filho e chegarmos à convenção todos juntos para ganharmos a eleição e com isso possibilitar darmos um novo ritmo de governabilidade à nossa querida Macau”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.