20 outubro de 2011 Assembléia firma parceria com estado alemão
Para alavancar o desenvolvimento de negócios entre o estado alemão da Renânia-Palatinado e o Rio Grande do Norte, será assinado um termo de cooperação legislativa entre a Assembléia Legislativa e representantes do estado alemão. A assinatura, uma proposição do Presidente da AL, deputado Ricardo Motta (PMN), será nesta quinta-feira, 20, às 17h, durante Sessão Solene no Plenário deputado Clóvis Motta.
Uma comissão formada por 23 empresários germânicos visitará o RN nos dias 20 e 21 de outubro para analisar aspectos da cooperação industrial, comercial e tecnológica com o nosso estado. Uma rodada de negócios que terá como mediadores a Fiern e a Fecomércio focará segmentos como o de energias renováveis – principalmente a eólica –, petróleo e gás, agricultura, pré-moldados e construção civil. Os três primeiros são fundamentais para a economia potiguar.
Diz o cônsul honorário alemão Axel Geppert sobre a rodada: “a vantagem é que as empresas alemãs representadas são de pequeno e médio porte, a exemplo das existentes no RN. Isso favorece o diálogo”.
A cooperação inclui treinamento de servidores, workshops e discussões sobre a legislação dos dois estados. Os projetos de energia renováveis e as tecnologias ambientais no Rio Grande do Norte são os que mais despertam o interesse germânico.
Durante a sessão haverá ainda a entrega de Medalha do Mérito Legislativo ao presidente da Assembléia Legislativa do Estado Alemão da Renânia- Palatinado, Joachim Mertes.
A Renânia-Palatinado é um dos 16 estados alemães. De economia diversificada, possuem situação geográfica estratégica e uma das mais amplas redes viárias de toda a Alemanha, com auto-estradas, conexões ferroviárias e vias de navegação fluvial. Os produtos oriundos do estado têm grandes demanda tanto nos mercados nacionais quanto nos internacionais. Além de centro da vinicultura e importante produtor de madeira, o estado possui um dos maiores conglomerados químicos e de empresas fornecedoras da indústria automobilística. A Basf é um dos principais empregadores do estado. É, ainda, campeão de exportação entre os estados alemães.
Deixe um comentário